Qual a finalidade dos champôs e ampolas para a queda de cabelo?
Num artigo anterior falei sobre o eflúvio telogénico agudo ou queda sazonal de cabelo (podes ler aqui!).
E se por um lado, sugeri que a utilização de suplementos poderá ser dispensada, por outro lado não cheguei a falar sobre a utilização de champôs, loções ou ampolas.
Afinal estes são, ou não, necessários? Como é que atuam? Vamos por partes!

Lavagem do cabelo
A lavagem do cabelo é super importante para a prevenção da queda de cabelo.
A acumulação de oleosidade (entre outras coisas) no couro cabeludo é, sim, um fator agravante da queda de cabelo. Desta forma, a sua lavagem frequente, inclusivé de forma diária, é preferível a uma lavagem de duas vezes na semana, por exemplo!
Durante a lavagem, a água não deve estar muito quente! Idealmente deve estar morna e, no final, deverás passar um jato de água fria (olá cabelo mais brilhante!).
Qual a melhor escolha para champô?
É frequente ouvirmos que os champôs anti-queda aportam vitaminas e minerais ao cabelo. Adicionalmente, alguns possuem cafeína e adenosina na sua composição “para estimular o crescimento”.
De uma forma isolada, a sua utilização não demonstra resultados significativos na redução da queda já que eles são maioritariamente volumizantes. Poderão sim, ser um bom complemento quando incluídos numa estratégia de cuidados capilares.
Para fazeres a tua escolha, eu aconselho que, em 1º lugar, consideres a frequência da lavagem. Para uma lavagem diária, é preferível utilizar champôs de lavagem frequente, também conhecidos como “doces” com tensioativos mais suaves. E em 2º lugar, que consideres utilizar de forma intercalada (2 a 3x/ semana) um champô adaptado ao que pretendes tratar no couro cabeludo (ex: queda, estados descamativos, oleosidade, etc).

Ainda para o tratamento do couro cabeludo
Existem os tão famosos pré-champôs.
Eles destinam-se a ser utilizados uma a duas vezes por semana durante cerca de 20 minutos antes do champô. O objetivo é variável mas, de uma forma geral, eles pretendem ativar a microcirculação capilar, desincrustar e reequilibrar a produção de oleosidade no couro cabeludo. Não são aconselhados em caso de gravidez ou amamentação.
Aqui fica um exemplo de pre-champô.
Nota I: alguns profissionais também dão o nome de pré-champô a produtos cujo objetivo é serem aplicados no “corpo” do cabelo, ou seja, da zona das orelhas para baixo. Eles protegem a cutícula capilar do dano do champô e da água. São também utilizados da maneira descrita a cima.
Nota II: o champô apenas é para aplicar no couro cabeludo, sendo suficiente a sua passagem pelo comprimento do cabelo para o lavar.
Loções e Ampolas anti-queda
O nome poderá, de facto, levar a um engano na interpretação da sua função. Eles não atuam de forma direta na queda do cabelo pois não a conseguem impedir. Os cabelos que estão em fase de queda, irão cair, mesmo que sejam encharcados de produto anti-queda!
A sua ação é nos cabelos que se encontram em plena fase de crescimento: a anafase. Eles vão como que “congelar” os cabelos nessa fase, atrasando assim a chegada da fase da queda, a telofase.
A principal questão para a utilização deste tipo de produtos prende-se com o facto de ser útil uma avaliação da atividade folicular. Poderá inclusivé ser necessário fazer um tratamento para estimular a fase anagénica dos folículos e, só depois, partir para a utilização destes cosméticos.

Pentear ou não? Eis a questão.
O receio de pentear o cabelo é frequente quando o assunto é a queda de cabelo. Da mesma forma que lavar o cabelo não vai fazer cair mais cabelo, pentear o cabelo também não e pelo mesmo motivo! Só vão cair os cabelos que já se encontram em telofase.
Para a escolha da escova, vou deixar aqui uma sugestão, mas interessa que não provoque atrito ao pentear (ou seja, que não tenha aquelas bolinhas na ponta dos dentes) e que tenha dentes flexíveis para não danificar o cabelo.
Nota III: o cabelo apenas se deve pentear quando está seco sendo a óbvia exceção os “curly hairs”.
Nota IV: para a redução de atrito, a utilização de amaciador, máscaras e leave-ins é uma excelente ajuda.
Espero que tenhas gostado deste artigo! No meu acompanhamento de skincare também te ajudo a montar uma rotina capilar adequada. Descobre tudo aqui.