Tudo o que precisas de saber sobre Proteção Solar!
A utilização de protetor solar é recomendada durante todo o ano mas é bastante comum que tenha um maior ênfase agora…Basta verem-se os corredores dos supermercados e farmácias a ganharem uma coloração laranja, tipicamente associada a férias e praia.

Melanoma
Não poderia falar de proteção solar sem falar de melanoma.
É, atualmente, a forma de cancro da pele mais grave e comum por este mundo fora, apesar de prevenível em muitos casos.1
O principal fator de risco é a exposição cumulativa à radiação UV, naturalmente emitida pelo Sol.1 Por este motivo, é de esperar que a sua incidência seja maior na população mais velha mas, não é por isso, que deixa de ter alguma expressão na população jovem adulta.1
É curioso que este principal fator seja controlável, especialmente quando comparado com outros fatores de risco genéticos3 mas ainda assim, vemos pessoas cepticas relativamente à utilização de protetor (ou qualquer outro cuidado com o Sol)…
E quando falamos em exposição solar, sabe-se que, quanto mais cedo as nossas crianças forem expostas de forma excessiva ao Sol, maior o risco de futuramente desenvolver cancro de pele.2

O que fazem os Raios UV?
Os raios UV subdividem-se em 3 tipos: UV-C, UV-B e UV-A (ordenados por ordem crescente de comprimento de onda).4
Os UV-C não chegam à superfície da terra pois são filtrados pela camada de ozono (hello problemas de aquecimento global???).4
Os UV-B (burning) são os que têm os seus efeitos mais visíveis pois atuam superficialmente e deixam-nos vermelhinhos ou bronzeados (depende do teu fototipo).4 São mais intensos durante os meses quentes.5
São os UV-A (aging) que penetram mais profundamente na pele e também aqueles cujos efeitos demoram até serem visíveis.4 Além disso, devido ao seu comprimento de onda, estes marotos conseguem atravessar o vidro das nossas janelas de casa, do trabalho e a sua intensidade não é afetada pelas mudanças de estação, sendo aproximadamente constante ao longo do ano5…percebes onde estou a querer chegar?
Existe um medidor dos raios UV?
O índice UV é um parâmetro utilizado para informar a população em geral relativamente ao nível de exposição à radiação ultra-violeta.6 Pode ser consultado nas diversas aplicações de meteorologia ou no site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).
Considera-se baixo quando é igual ou inferior a 2, moderado de 3 a 5, alto de 6 a 7, muito alto de 8 a 9 e extremo quando é superior a 11.

(Imagem retirada do site do IPMA)
OK, mede os raios UV e então?
Então podes consultar esta informação de forma diária para saberes que conjunto de medidas de proteção solar deves adoptar. Se o índice UV do dia for igual ou superior a 3, já é recomendada a aplicação de protetor solar!
No entanto, como interessa fazer da aplicação do protetor solar um hábito diário…podes poupar-te ao trabalho e simplesmente aplicar… Especialmente se te preocupas com o teu well-aging ou tens alguma patologia de pele ou, ainda, tens a pele sensível/ sensibilizada.
Filtros químicos, minerais ou assim assim?
Físicos ou Minerais
Os protetores solares minerais possuem substâncias designadas por filtros físicos (como o óxido de zinco e o dióxido de titânio) que formam uma barreira, por vezes espessa, na pele.7
Maioritariamente protegem de forma cumulativa contra os 2 tipos de UV com que temos que nos preocupar.7
Refletem uma parte da radiação e absorvem a outra parte.7 São muitas vezes associados ao chamado whitecast ou aquele efeito branco na pele que não é muito estético.
Químicos ou Sintéticos
Já os protetores solares químicos convertem a energia dos raios solares em calor e dissipam-no à superfície da pele (absorvem).7
Diferente dos filtros físicos, cada filtro químico apenas protege contra um tipo de radiação.7
São eles: o Mexoryl SXR, a avobenzona, a benzofenona 3 e 8, o octocrileno, o Tinosorb OMC e muitos mais.7
Quais são melhores?
Eles são diferentes, não existe isso do melhor de do pior porque depende sempre de cada pele!
Ao contrário do que se disse durante muitos anos, tanto os filtros físicos como os químicos absorvem a radiação solar sendo que, nos filtros físicos, uma pequena parte é refletida. Então também não é por aqui que se deve fazer a escolha…
Os filtros físicos, como são mais dificeis de serem absorvidos pela pele, tornam-se excelentes escolhas para peles de criança e peles sensíveis.7 No entanto, não existe nenhuma obrigatoriedade neste sentido e é cada vez mais comum um protetor conter os dois tipos de filtros.
E a tão falada Vitamina D?
Nenhum filtro consegue evitar a 100% os raios ultra-violeta, pelo que, é um mito que a colocação de protetor solar afete a produção de Vitamina D pela pele.7 Se for uma preocupação, aconselho a falar com o médico de família e/ou nutricionista de modo a aumentar o aporte desta vitamina via medicação ou alimentação.

Será a aplicação de um cosmético suficiente?
É imprescindível para desfrutar do Sol de maneira mais segura, mas não basta.
Comportamentos para uma proteção solar eficiente
- Evitar a exposição solar direta entre as 12h e as 16h (eventualmente 11h e 17h nos dias de mais calor e com crianças/idosos/grávidas);
- Utilizar chapéu, óculos de sol com filtros UV e roupa fresca e larga;
- Aplicar protetor 50+, pelo menos, 15 min antes da exposição solar e reaplicar de 2/2h (mesmo com o tempo nublado) e após banhos ou transpiração excessiva;
- Não esquecer de colocar protetor nos lábios, orelhas, mãos e pés;
- Ter em atenção a hidratação;
- Não esquecer que alguns medicamentos (como ansiolíticos, antibióticos e quimioterápicos) provocam fotossensibilidade.
Um bom protetor solar é…
…aquele que tu consegues utilizar todos os dias de maneira correta! Varia de pessoa para pessoa consoante as características pretendidas (efeito matte, efeito glow, com ou sem cor, etc).
Mas antes de vermos exemplos em concreto…
O que significam aquelas siglas todas?
SPF
O Fator de Proteção Solar (SPF) diz respeito proteção contra os raios UV-B. É a relação entre a dose mínima de UV-B que causa eritema (vermelhidão na pele) com e sem proteção solar.8 Frequentemente vemos a sua explicação através do fator tempo: se a tua pele demora 10 minutos a ficar vermelha ao Sol sem protetor, com um SFP 30 demora 300 minutos. No entanto é preciso considerar que ninguém aplica a quantidade certa de protetor (2mg/cm2 de pele) e que existem outras variáveis que intervêm com a ação do protetor: suor, vento, a fricção da própria roupa, a ida à água…
UVA, PPD, PA, Star Rating
O círculo que envolve a sigla UVA diz respeito à ação contra os raios UV-A e deve corresponder a, pelo menos, 1/3 do SPF. É a relação entre a dose mínima de UV-A necessária para induzir o escurecimento da nossa pele (pigmentação) quando esta está ou não com protetor solar.8 Existem várias nomenclaturas para esta forma de proteção: PPD (Persistent Pigment Darkening) tem uma escala semelhante ao SFP, PA seguido de um ou vários sinais “+” em que cada “+” corresponde a uma proteção entre 2-4 horas, Star Rating em que 1 estrela corresponde à proteção mínima/baixa e 5 estrelas a uma proteção ultra.
IV,HEVL
Um melhor entendimento do papel dos vários tipos de radiação no envelhecimento cutâneo, tem feito com que a família de filtros de radiação aumente. A sigla IV diz respeito à proteção contra a radiação infravermelha e a sigla HEVL diz respeito à proteção contra a luz visível de alta energia. A presença de pigmento (cor) no protetor solar confere proteção específica contra a luz azul também responsável por causar hiperpigmentação da pele.

Recomendações de Protetores Solares
Para mim é estremamente importante que o protetor seja fácil de espalhar, não deixe whitecast, não arda nos olhos, não fique pesado na pele e não esfarele durante a reaplicação. Tendo isto em conta:
- Isdin Fusion Water Magic SPF 50 (LojaZero) com extrato de algas mediterrânicas, ácido hialurónico e vitamina E para uma ação hidratante e antioxidante. Foi a primeira marca que eu vi preocupada com a questão do ardor nos olhos e tem desde sempre uma textura maravilhosa!
- L’oréal Paris Revitalift Clinical Creme Vitamina C SPF50+ (Sweetcare) que é um fluído bastante hidratante, com um aroma delicioso e Vitamina C na sua composição motivo pelo qual não recomendo a peles sensíveis.
- Sensilis Fotoprotector Water Fluid FPS50+ 40ml Com Cor (LojaZero) com ácido hialurónico e vitamina E. Adoro o aroma discreto e o acabamento na pele. A cor é um desafio nos protetores solares e aqui não é excepção, por isso, muita cautela ou experimentem a versão sem cor, se forem um tom claro.
- Versed Guard’s Up Daily Mineral Sunscreen Broad Spectrum SPF35 50ml (Lookfantastic) é um protetor 100%mineral à base de zinco, adoro o acabamento e tem uma ligeira cor mas que não corrige propriamente o tom. Não percebo o porquê deste fator de proteção mas pronto…
- SVR Sun Secure Loção Invisível Toque Seco FPS50+ 50ml (LojaZero) com um complexo antioxidante lipossomal para reforçar a defesa da nossa pele, com um cheio óptimo. Dá para toda a família!

Protetores Solares Coreanos
Eu estou rendida! O que mais me agrada neles é que eles não são fluídos mas, também, não pesam na pele ao longo do dia. E não têm fragrâncias! Por estas mesmas razões, aconselho a sua utilização a todos os tipos de pele incluindo peles mistas a oleosas e sensíveis tanto de Verão como de Inverno. Nos dias mais quentes, poderão até ser o único produto a colocar na rotina da manhã, após a limpeza, pois proporcionam uma hidratação fantástica (para peles extremamente secas pode não ser suficiente!)
Já se encontram à venda em imensas lojas online portuguesas mas também conseguimos mandar vir diretamente sem ficar alfandegado.
- Skin1004 Madagascar Centella Hyalu-Cica Water-Fit Sun Serum SPF50+ 50ml (Care to Beauty ou Stylevana); Possui Centella Asiática conhecida pelas suas propriedades calmantes, refrescantes e fortalecedoras da barreira cutânea.
- Beauty of Joseon Relief Sun Rice + Probiotics SPF50+ 50ml (Care to Beauty ou Stylevana); Com extratos de arroz e fermentos que hidratam e acalmam a pele.
- Canmake – Mermaid Skin Gel UV SPF 50+ PA++++ – 40g (Stylevana); Com extratos de semente de rimrose e de folha de mirtilo para hidratar e nutrir a pele.
Bibliografia
- Global Burden of Cutaneous Melanoma in 2020 and Projections to 2040, Arnold M. et al.
- Planning for a brighter future: A review of sun protection and barriers to behavioral change in children and adolescents, Chicky Dadlani MD, Seth J Orlow MD PhD, Dermatology Online Journal 14 (9): 1
- Validation of sun exposure and protection index (SEPI) for estimation of sun habits, Detert H. et al.
- UV Radiation and the Skin, John D’Orazio J. et al
- O livro da Pele, Ferreira M.
- https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/uv/index.html
- Sunscreens: UV filters to protect us: Part 2-Increasing awareness of UV filters and their potential toxicities to us and our environment, Fivenson MD D. et al
- Relatório Protetores Solares 2020, Laboratório Infarmed
 
			 
			 
			
One Comment