Desmistificando a queda sazonal do cabelo

O ciclo de vida do cabelo

A queda de cabelo é um fenómeno natural devido ao seu “ciclo de vida”.

As 3 fases que se podem distinguir neste ciclo são: a anagénese, que é a fase de crescimento contínuo, a catagénese, que é uma fase de transição e a telogénese, que é a fase durante a qual o cabelo se desprende do folículo piloso. Por dia, podemos perder entre 50 a 100 cabelos!

Especificamente, na transição de estação para a Primavera e para o Outono, a queda de cabelo tende a ser mais acentuada. Isto acontece devido a alterações hormonais relacionadas, por sua vez, com a modificação do tempo de exposição à luz solar.

É espantoso como o nosso corpo responde às alterações do meio ambiente, não concordas?

A queda sazonal

Cujo termo técnico é “eflúvio telogénico agudo”, caracteriza-se por uma diminuição do nº de folículos capilares em anagénese VS um aumento do nº folículos capilares em telogénese.

Não caias no engodo da prevenção desta queda!

Ela vai acontecer e não existe suplemento ou champô que seja capaz de a parar, pois é ela é fisiológica. Mas isto não significa que, ao longo de todo o ano e, em especial nesta altura, não possas adotar comportamentos que ajudem a “minimizar o estrago“.

Deixo aqui algumas sugestões:

– Ter uma atenção redobrada à alimentação para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários ao seu normal funcionamento (e a tua saúde, de uma forma geral, agradece!!!);

– Utilizar champôs suaves e adequados ao tipo de couro cabeludo (bónus: na hora de aplicar, faz delicadas massagens para estimular a circulação sanguínea e aumentar o aporte de nutrientes a esta área);

– Priviligiar a utilização do cabelo livre e solto em detrimento dos cabelos apanhados;

Evitar procedimentos agressivos para a fibra capilar como a coloração, os alisamentos e/ou as permanentes;

Então e a toma de suplementos alimentares?

Considerando que fazes uma alimentação saudável e variada, não existe a necessidade de toma destes suplementos.

“OK mas então vamos considerar que eu não faço, assim já valerá a pena?”. Não, não e não se quiseres prevenir esta queda sazonal e FISIOLÓGICA! Ela acontece por questões hormonais em resposta ao meio ambiente, lembras-te?

“Então para que raio servem estes suplementos?” – perguntas tu (e muito bem). Servem para as quedas de cabelo que realmente ocorrem devido à falta da ingestão de biotina (ou Vitamina B7)! Mas tu apenas consegues saber isto através de análises e com o acompanhamento de um profissional habilitado.

Por outras palavras: se não tens nenhum défice nutricional, de nada te adianta tomares este tipo de suplementos!

Circunstâncias que podem agravar a queda de cabelo:

O stress, a fadiga, determinadas doenças e medicações, a gravidez e pós-parto bem como o stress mecânico do couro cabeludo devido à utilização excessiva de penteados.

Todas estas circunstâncias podem levar à queda excessiva que deve ser avaliada por um dermatologista especializado em tricologia!

Ainda deves estar atenta a alterações na densidade capilar, bem como, a modificações nas orientações das linhas do cabelo. Conseguias fazer um rabo de cavalo denso e agora notas que está muito mais fino? A tua linha do cabelo retraiu, fazendo um testa maior? No risco ao meio (ou ao lado, depende como usas) consegues ver uma maior superfície do couro cabeludo? Não hesites em marcar uma consulta com um dermatologista (especialista em tricologia- já decoraste??)

E como é que eu te posso ajudar?

Definindo uma rotina capilar personalizada para ti! Este serviço está incluído no acompanhamento de dermocosmética, no qual eu seleciono de forma 100% individual todos os produtos cosméticos que tu necessitas. Uma escolha adaptada à tua rotina e ao teu orçamento! Sabe tudo aqui!

Lê aqui a segunda parte deste artigo!

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *