Quão diferente é a pele masculina?
É inegável a existência de diferenças entre os homens e mulheres, quanto mais não seja, em questões como a estatura. Será que a pele também é uma dessas diferenças?
A nossa pele é única, complexa e influenciada por diversos fatores tanto internos como externos. Daí que respondendo de forma rápida e direta à pergunta sim, é muito diferente.

As principais diferenças
A pele masculina consegue ser mais espessa do que a feminina devido à maior densidade de colagénio presente na derme. Esta caraterística traduz-se numa menor fragilidade e menor aptência para a formação de rugas. No entanto, assim que estas surgem, são mais profundas e apresentam um padrão distinto!
Por norma, é também uma pele mais oleosa devido a questões hormonais. Com a predominância de testosterona não é de estranhar que os casos mais graves de “acne adolescente” se deêm nas peles masculinas. Contrariamente ao que acontece no “acne adulto” que ocorre predominantemente em peles femininas.
Mas não ficamos por aqui. Os locais de acumulação de gordura também são diferentes. Esta acumulação dá-se na parte superior do corpo e, praticamente, não enfrentam problemas com a celulite. Isto deve-se à orientação oblíqua e cruzada dos septos da hipoderme que formam uma estrutura mais pequena. Já na pele feminina, estes septos têm uma orientação perpendicular à superfície sendo, por isso, mais frouxos na contenção de gordura (e facilmente ganhando aquele aspeto casca de laranja).
Como é uma pele mais vascularizada, tem uma maior probabilidade de desenvolver vemelhidões e rosácea.
Sabias que também é uma pele mais escura que a pele feminina? Esta característica é mantida nas diferentes etnias!
Mas afinal porque parece a pele masculina mais envelhecida?
Olhando para estas caraterísticas constatamos que a pele masculina teria tudo para parecer mais jovem do que realmente é mas não é o que verificamos na prática…
A utilização de lâminas de barbear e a falta de cuidados de skincare comprometem a sua barreira cutânea, causando uma sensibilização mais frequente e uma maior propensão para o fotoenvelhecimento (até mesmo pelas atividades ocupacionais ou laborais típicas masculinas que, frequentemente, são “fora de casa” como a pesca e a caminonagem). São o caso mais evidente da importância dos fatores comportamentais no well-aging (previamente designado como anti-envelhecimento).
Estes são os principais cuidados a ter numa pele masculina:
- a sua lavagem diária do rosto (sem esquecer a barba);
- o reforço da hidratação para evitar a secura da pele e descamação;
- a realização do barbear no final do banho ou logo após sair do banho para o pêlo estar amolecido e não provocar tanta resistência à passagem da lâmina;
- a utilização de proteção solar diariamente;
- e, por último, evitar tocar com demasiada frequência na barba.
No fundo, apesar de todas as diferenças, os cuidados mínimos são iguais entre peles masculinas e femininas como acabei de descrever!
Outra questão interessante de abordar é a diferença entre cosméticos para os diferentes sexos! Na verdade, esta diferenciação apenas existe para estimular a utilização de produtos de cosmética pela população masculina uma vez que os cremes não distinguem o sexo de quem os aplica… já tinhas pensado nisto?
 
			