Skincare e Livros – a melhor combinação!
Desde que me lembro, ter livros pela casa era bastante comum! A minha mãe era sócia do círculo de leitores e, por isso, tínhamos um escritório recheado. Aliás, quando me perguntam o que é que eu gostaria mesmo de ter numa casa minha eu respondo: uma grande biblioteca e imensos puffs coloridos por ela espalhados!
Sempre adorei os inícios dos anos letivos porque significavam o cheiro de livros novos e uma ampla gama de materiais coloridos cujo stock tinha que ser reposto (como dociers, cadernos, marcadores, etc).
Quando olho para trás não consigo deixar de associar que os meus momentos de leitura mudaram completamente a partir do momento em que li a saga do Harry Potter…e que saga senhores! Inclusivé não perdi nenhuma estreia dos filmes em cinema! E, claro, outras sagas se seguiram como o Twilight, o Divergente…

Da fantasia para o auto-conhecimento
Não tenho a certeza de quando é que os meus gostos na leitura alteraram!
Eu adoro tudo o que tenha lobisomens, magia, bruxas, transformações, you name it! Imagino e refugio-me em cenários diferentes dos reais. É esta mesmo a magia dos livros, não é?
Algures, os meus gostos passaram para livros young adult. E mais tarde, já grávida, os livros de auto-conhecimento adquiriram um lugar especial no meu coração (apesar de sempre ter adorado a temática).
Então basicamente agora vou sempre alternando entre estilos de leituras e nunca estive tão feliz com as minhas leituras como agora! E é por isso que te trago aqui algumas sugestões para ti.
As minhas sugestões (links afiliada)
Livros de Skincare
O livro da Pele de Marta Ferreira (Wook) – a ciência por trás do skincare de forma simples com o descortinar de imensos mitos e ideias pré-concebidas que andam por aí. Um livro para todos (profissionais apaixonados por esta área e população em geral entusiasta).
O que a Skin quer de Cátia Vilas Boas (Wook) – A Cátia leva-nos pela sua viagem atribulada com a pele após deixar de tomar a pílula. Um bom livro para todos que queiram, de forma autónoma, começar a sua jornada de skincare.
Livros de Desenvolvimento Pessoal
A Força do Hábito de Charles Duhigg (Wook) – está classificado como 1 livro de Marketing na categoria de livros de Psicologia em português… mas para o que é o estudo dos hábitos, se não para o nosso desenvolvimento pessoal? Gostei mesmo muito e fiquei com toda uma outra ideia sobre a cascata de comportamentos/acontecimentos que desencadeia um hábito.
Tenho todos os livros de Manuel Clemente (Não fiques onde já não estás), adoro e recomendo! Gosto imenso do estilo da escrita, com uma leitura fluída mas que nos faz refletir.
Nesta mesma categoria coloco o único livro que li de Sofia Castro Fernantes autora do Blog “às nove” (Inspira-te). Algo me diz que os restantes vão fazer parte da minha coleção!
A mais recente autora nesta categoria é Silvia Pereira, fundadora da Marca de roupa Mahrla, com o livro “És tudo o que precisas“. A única diferença, em relação aos outros dois autores, é que esta viagem pelo nosso interior está muito ligada ao ato de empreender, resiliência e enfrentar desafios enquanto empresária.
Conversas sobre o amor de Natasha Lunn (Wook) – é um livro de crónicas da seção da literatura. Eu coloco-o aqui neste separador porque é um livro sobre relacionamentos (não só amorosos) que toda a gente devia ele. Mais uma vez, o que é pensar sobre os relacionamentos que temos, se não, uma forma de auto-desenvolvimento?
Thriller
Uma secção que tenho de apronfundar…mas dão-me literalmente taquicardias…
Instinto de Ashley Audrain (Wook) – um livro impossível de largar! Não é exclusivo para pessoas com filhos mas eu sinto que lê-lo depois de ser mãe trouxe outra magia à leitura.
Livros sobre a Maternidade
Coisas que uma mãe descobre de Filipa Fonseca e Silva (Wook) – delicioso e lê-se num instante! Situações de rir para não chorar contadas num tom irónico! Adorei.
Menina, Mulher, Mãe de Tânia Correia (Wook) – um livro de leitura obrigatória para todas as pessoas do sexo feminino! Uma maneira completamente diferente de ver a mulher, interligando as suas fases da vida: criança, mulher e mãe.
Romance (claramente o género preferido)
Raparigas como Nós de Helena Magalhães (Wook) – uma viagem que recomendo à tua adolescência! Desta mesma autora li o “Ferozes” que é um grito de revolta para todas as mulheres.
Lições de Química de Bonnie Garmus (Wook) – uma mulher fora de série para altura em que vive! Relata as dificuldades que teve de ultrapassar para ser vista como uma cientista num mundo que apenas pertencia aos homens.
O Fim dos Homens de Christina Sweeney-Baird (Wook) – um livro escrito antes da pandemia, extremamente realista. Como seria o mundo sem homens? Este livro fez-me pensar imenso na importância dos homens que tenho na minha vida (apesar de todas as dores de cabeça que dão).
Toda a Gente Nesta Sala Um Dia Há-de Morrer de Emily Austin (Wook) – Simplesmente transcrevo este resumo porque nem consigo explicar de outra maneira: “Gilda, uma jovem lésbica, ansiosa, ateia e obcecada com cenários de morte, aceita um emprego numa igreja católica.”
As Raparigas de Papel de Louise O´neill (Wook) – um livro perturbador, no mínimo. Uma distopia que retrata um mundo onde as mulheres são criadas e educadas para satisfazer os homens, tendo como principal critério a sua aparência e submissão.
Uma Mulher Não É Um Homem de Etaf Rum (Wook) – uma história sobre a luta de mulheres árabes com muito trauma, ausência de liberdade e peso cultural.
Livros sobre Literacia Financeira
Segredos da mente milionária de T.Harv Eker (Wook) – este livro é sobre mentalidade e abundância e eu não estava nada à espera! Quando o comecei a ler pensei: what the f***??? Umas páginas depois conquistou-me e abriu em muito a minha mentalidade no que toca ao dinheiro (que inclusivé é um grande tema tabu na nossa sociedade).
Pai Rico, Pai Pobre de Robert T.Kyosaki (Wook) – adorei mesmo! Tem exemplos muito práticos e relata a jornada de Robert entre os “seus dois pais”: o pai rico do seu melhor amigo, com a sua mentalidade rica que influenciou todo o seu percurso pessoal e profissional e o seu pai biológico com uma mentalidade pobre.
 
			 
			